8.1.08

YOU TUBE FAVORITES III
David Bowie (at his 61st birthday)
"Look out you rock'n rollers, pretty soon you're gonna get older."

Bowie em 4 momentos (na década de 1970):

Ziggy Stardust em sua fase tardia. 1973 a julgar pelas sobrancelhas. Ou pela falta de. No auge da viadagem declarada. O dueto com a Irmã Morfina Marianne Faithful cantando o hit de Sonny & Cher "I got you baby" fica entre a piada interna e a premonição. Nos anos seguintes Bowie iria amargar um vício em drogas pesadas. Primeiro cocaína e depois heroína. Te peguei, baby. A banda de apoio são os Spiders from Mars, que em seguidinha seriam demitidos. O coro gospel já dá pistas do que viria pela frente com o plastic soul de Young Americans.




Falando no tal do plastic soul. Um mergulho no rhythm and blues dos jovens americanos. Especialmente no som feito pela dupla de compositores e produtores da Filadélfia, Kenny Gamble e Leon Huff, um soul orquestrado e perfeito pras pistas de dança: o Philly Sound. E Bowie foi lá e bebeu direto da fonte em suas turnês pela América. "Fame" é uma parceria com John Lennon de 1975 mas já aparece esboçada no arranjo de "Footstomping", em versão ao vivo no programa de Dick Cavett, em 1974. Repara no black power do guitarrista Carlos Alomar, ao fundo.




"Warszawa" é uma das canções mais emblemáticas da carreira de David Bowie. A faixa abre o lado B do álbum Low, de 1977, o disco que inaugurou a parceira entre Bowie e Brian Eno, durante sua fase berlinense. A música presente em Low é claramente dividida em dois pólos: canções pop no lado A e experiências eletrônicas vanguardistas no lado B. Assim, "Warszawa" é a primeira composição experimental a aparecer na discografia de Bowie. A abertura soturna em golpes graves de baixo e piano, os sintetizadores fantasmagóricos, as vocalizações remetendo a linguas orientais e todo o clima sombrio e opressivo da canção devem ter provocado espanto nos fãs habituais do camaleão. "Warszawa" é uma viagem misteriosa a terras desoladas, trilha sonora prum pico de heroína (droga de cujo vício Bowie tentava se livrar no final dos anos 70). A canção inspirou Ian Curtis a dar o nome pra sua primeira banda (que mais tarde se chamaria Joy Division): Warsaw. O vídeo, gravado na turnê de 1978 que gerou material pro álbum duplo Stage, mostra Bowie nos teclados acompanhado de uma banda que inclui Adrian Belew (que não toca guitarra) e Gary Numan, ao piano. A regência é de Carlos Alomar (sem o black power). Se não é o sublime, tá quase lá.

Marcadores: ,

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Quero um you tube favorites IV,com bandas de rock.Eu quero é ROCK porra.

4:06 PM  

Postar um comentário

<< Home