27.2.08

YOU TUBE FAVORITES IX
Art Rock


O termo foi cunhado no final dos anos 1960 pra designar: 1) um tipo de música que flertava com procedimentos experimentais ou vanguardistas; 2) grupos cujas aspirações estéticas iam além dos domínios musicais, flertando com cinema, teatro, happenings e artes visuais. Nos Estados Unidos o art rock foi personificado pelo Velvet Underground. Além de ter sido apadrinhado por Andy Warhol (que incluiu o grupo em sua festa/happening Exploding Plastic Inevitable), o VU teve em sua formação original o galês John Cale, músico de formação erudita que se dividia entre piano, órgão, baixo e viola – instrumento nada ortodóxico pros padrões roqueiros. As apresentações dos Velvets uniam música (barulhenta, de preferência), projeções de filmes e performances, tudo embalado em vinil negro lustroso. Do outro do oceano, na Inglaterra, o Roxy Music é o maior expoente do gênero, graças ao visual espalhafatoso e futurista, o tom teatral do vocalista Brian Ferry e os experimentos eletrônicos de Brian Eno. Na terra da rainha, art rock é também sinônimo do rock progressivo de grupos como ELP, Soft Machine, Yes, Genesis e Pink Floyd, e de sua sonoridade complexa e, muitas vezes, pomposa.
The Velvet Underground – "Heroin"
A apresentação na casa de espetáculos parisiense Le Bataclan, em 1972, marca o primeiro encontro entre Lou Reed, John Cale e a cantora alemã Nico em cinco anos: eles não tocavam juntos desde a época do lançamento do primeiro álbum dos Velvets. "Heroin", de Lou Reed, é um hino junkie em louvor à Madre-Superior das drogas.



Roxy Music – "Ladytron"
Com integrantes egressos de escolas de arte, o Roxy Music lançou seu álbum de estréia em 1972. "Ladytron" é o veículo perfeito pro não-músico Eno mostrar suas habilidades enquanto manipulador de sons, à frente dos sintetizadores. A performance foi gravada no programa de TV inglês Old Grey Whistle Test.



Soft Machine – "Why am I so short?"
Grupo central da chamada cena progressiva de Canterbury, o Soft Machine teve seu nome inspirado num romance de William Burroughs. O trio - formado pelo vocalista e baterista Robert Wyatt, o baixista Kevin Ayers e o tecladista Mike Ratledge - foi o grande expoente da cena psicodélica underground inglesa, ao lado do Pink Floyd de Syd Barret. Com seu jazz-rock dadaísta, o Soft Machine percorreu os Estados Unidos abrindo pro The Jimi Hendrix Experience na primeira turnê americana do grupo. "Why am I so short" está no disco de estréia da banda, The Soft Machine (Volume One), de 1968.

Marcadores: ,