22.2.08

YOU TUBE FAVORITES VIII
Black & Proud

Isaac Hayes - "The look of love"/"Theme from Shaft"
A partir de um repertório 'branco' que incluía standards do country e temas melosos de Burt Bacharach, com o ritmo desacelerado numa batida lenta e hipnótica, acompanhada de arranjos de cordas e vocalizações gospel, Isaac Hayes criou uma sonoridade que trouxe glamour pro funk. Antes de se lançar em carreira solo, Ike era prata da casa da gravadora Stax, atuando como músico de apoio e compositor (é dele o hit "Soul man" da dupla Sam & Dave). Em 1971, o carecão ganhou o Oscar pela trilha sonora de Shaft, filme ícone do estilo blaxploitation. O Moisés Negro tocou no Brasil (incluindo Porto Alegre!) no extinto Free Jazz Festival, em 1996. É dele a voz do Chef, de South Park, seriado que abandonou depois de um epísodo que satirizava a religião para a qual tinha se convertido: a Cientologia. A seguir, Mister Hayes, ao vivo: 1) com a arrepiante releitura de nove minutos do hit de Burt Bacharach "The look of love", trilha do motel perfeito e 2) no encerramento do festival Wattstax, interpretando a música-tema de Shaft.




Stevie Wonder - "Superstition"/"(They long to be) Close to you"
Ele começou no showbizz precocemente, aos 12 anos de idade: Little Stevie Wonder, o menino prodígio da famosa gravadora Motown. No início dos anos 1970, Stevie virou gente grande e deu uma guinada em sua carreira, gravando álbuns autorais, que fugiam do padrão de produção em série da gravadora de Detroit. As dramáticas canções de amor sederam espaço pra temas sociais que denunciavam a situação de exclusão dos negros norte-americanos. Entre 1972 e 1976, Stevie produziu alguns das obras mais perenes da black music: Music of my mind (em que tocou todos os instrumentos), Talking book, Innervisions, Fulfillingness' first finale e o álbum duplo Songs int the key of life. Tocou em Porto Alegre no Festival Free Jazz, em 1996. O clip abaixo é um momento raro, extraído do programa Sesame Street: o funk furioso "Superstition", seu grande hit de 1972. Em seguida apresentando seu talk box num programa de TV num trechinho delicioso de "(They long to be) Close to you", de Burt Bacharach.



Jorge Ben - "Bebete Vãobora"/"Domingas"
Antes de virar Benjor o cara era apenas Ben. Apenas um dos maiores músicos que o Brasil já produziu. A discografia de Jorge Ben começa em 1963, com Samba Esquema Novo e sua imortal faixa de abertura "Mas que nada"e inclui obras irretocáveis, como Força Bruta, de 70; Negro é Lindo, de 71; Ben, de 72, e o fundamental Tábua de Esmeraldas, de 74. Depois de uma série de álbuns fracos em meados dos anos 1980, voltou com toda carga com o hit radiofônico "W Brasil", obtendo a merecida consagração popular. Foi nessa época que acrescentou o "jor" ao sobrenome, visando platéias internacionais que poderiam confundi-lo com o guitarrista George Benson. Com uma levada de violão única e caráter apolítico, a música de Jorge Ben funde com maestria samba, ritmos africanos, bossa nova e pop. "Bebete Vãobora" foi gravada na TV Tupi, em 1969, com acompanhamento do Trio Mocotó. "Domingas" é do ano seguinte e tem o auxílio luxuoso dos Originais do Samba.


Marcadores: ,