10.1.08

YOU TUBE FAVORITES V
Disco hits

Chic – “Le Freak”

A música afro-americana lapidada até a forma de um diamante que brilha, perfeito, na pista do Studio 54. Assim é o Chic, o melhor grupo da era disco. A banda foi formada em Nova York, em 1977, pelo guitarrista Nile Rodgers e pelo baixista Bernard Edwards. A dupla criou um funk sofisticado, elegante, depurado de qualquer excesso e mortalmente dançante. Direto e incisivo como uma faca que corta sem doer. Além de definir uma era, a música do Chic (graças às impecáveis linhas de baixo de Bernard Edwards) serviu de base pro primeiro rap gravado: “Rapper's Delight”, do Sugarhill Gang, sampleada a partir de “Good Times”. “Le Freak”, do segundo álbum, C’est Chic, de 1978, é o maior sucesso do grupo e o single mais vendido na história da gravadora Atlantic.

Joe Bataan – “Rap-O Clap-O”

Descendente de filipinos e criado no Spanish Harlem, Joe Bataan soube captar o ritmo das ruas pra criar um coquetel sonoro de salsa e soul que antecipou a onda disco em Nova York. Ele é o pai da latin disco e um dos grandes nomes do selo Salsoul. E um dos pioneiros do rap também. “Rap-O Clap-O”, de 1979, foi uma das primeiras gravações do gênero a entrar das paradas de sucesso.


Parvati Khan – “Jimmy Jimmy Jimmy Adja”

Hindi disco. Trilha do filme Disco Dancer, musical bollywoodiano de 1983. A descoladíssima M.I.A. gravou uma versão da música em seu segundo álbum, Kala, lançado em 2007.


Marcadores: ,