30.7.07

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE
Parte 3 - Renascença

Capítulo 15 - Sushi!?

Ao som de um velho blues tipo New Orleans

A bancarrota parecia iminente. Penúria, desespero total. Noites vazias cada vez mais comuns. Como ratos, os clientes fugiam enquanto o bar(co) afundava. Ou apareciam de vez em quando pra comentar como todos os bares da cidade estavam lotados. Insensíveis.

Era uma dessas noites vazias clássicas e eu tinha dispensado o porteiro. O cartaz da festa anunciava a discotecagem do DJ Shufle. O primeiro cliente a aparecer foi um baixote que eu conhecia desde os tempos da Osvaldo, chato profissional.

Posso entrar pra ver como tá?

Não tem ninguém lá dentro. Mas se quiser tomar uma cerveja, vai fundo.

Ameaçou entrar mas acabou dando meia volta:

Vocês não eram sócios daquele cara que abriu o Circus?

Sim, o Marcos.

Ele tá rico, o bar dele tá sempre lotado.

Fiquei sem saber o que dizer e ele emendou, estúpida e gratuitamente:

Vocês perderam, seus fracassados.

Fracassados. A palavra ficou retumbando na minha cabeça até o final da noite quando eu, o Ricardo e dois ou três clientes fiéis (dentre eles o Jimi Joe) tomávamos umas cervejas já com as portas fechadas, um jazzinho de fundo.

Ricardo, a gente precisa fazer alguma coisa urgentemente.

E começamos um brain storm bêbado em busca de alguma saída, alguma idéia.

Por que vocês não abrem um sushi-bar?

O Jimi soltou essa. Dentre todas idéias possíveis era certamente a mais absurda.

Eca, peixe cru! Eu e o Ricardo exclamamos.

Não, é um bolinho de arroz enrolado em alga.

(Com cara de nojo)

Arroz? Nada disso, é peixe cru sim, a gente sabe.

Demorou um pouco pro Jimi conseguir explicar a diferença entre o sushi e o sashimi e que o tal do sushi-bar era agora o último grito em SP e que o sushi era uma comida super leve e barata pra servir à noite pros bebuns, dava até pra comer de pé, no balcão, um lance bem despretensioso, quase como um cachorro-quente dos japas.

A idéia era absolutamente destrambelhada. Genial. O tipo da falcatrua que a gente adorava: o bar mais chinelão, sujo e maldito de Porto Alegre se transforma num cool & clean sushi-bar. Piada de mau gosto bem ao nosso gosto. Não havia tempo a perder.

Allegro, detonando o ragtime

O Magno, um coroa gente finíssima que tocava bateria com o Jimi na Lavanderia Psicodélica de Charlie Chan, emprestou a grana pra reforma. Consertamos as infiltrações e construímos mais um banheiro; trocamos o balcão de posição; derrubamos algumas paredes; mudamos de lugar o escritório/casinha do DJ; caprichamos (tá, nem tanto) na cozinha e compramos um pequeno fogão de duas bocas. Uma geral na aparelhagem de som, tinta nas paredes, estroboscópica zero-bala, sistema de ventilação, tudo parcelado a perder de vista. Investimos em publicidade pela primeira vez, comprando spots em rádio, olha que chique.

Tudo corria perfeitamente bem. Só faltava alguém pra fazer o tal sushi. O sushiman, como se diz.

Nosso homem-sushi acabou sendo uma figura que a gente conhecia já há algum tempo. O Cláudio Monstro era um gigante pacato que frequentava o Lola e a Guarda do Embaú. Isso lá no início dos anos 90. Era completamente fissurado em boletas e chá de cogumelo e sempre foi muito ligado em música eletrônica. O fato é que a gente ficou sabendo que o Cláudio Monstro andava trabalhando num restaurante vegetariano meio hindu na Guarda do Embaú. Além de rimar parecia uma solução. O Cláudio Monstro tinha parado com as drogas e há dois verões trabalhava como cozinheiro. Nunca tinha feito sushi.

Mas eu aprendo. Dizia com a convicção dos gigantes.

Convenceu. E em seguida o Cláudio Monstro encontrou um mestre japa barbudo que lhe ensinou a milenar arte do sushi, coisa de filme. O Cláudio Monstro não era bobo e percebeu que seria no mínimo insensato, além de criminoso, servir peixe cru num lugar insalubre como o Garagem. Pediu que encomedássemos massa de peixe, uma farinha estranha com cheiro de mercado público. Mandamos baixar todos os ingredientes de São Paulo: hashis, algas, arroz, sakê, a massa de peixe. O kani-kama e o pepino compramos no supermercado. O Cláudio Monstro se trancou em casa com todos os ingredientes e uma faca afiada pra tentar por em prática os ensimamentos do Mestre do Sushi. Faltava uma semana pra inauguração do Garagem Hermética Sushi-Bar, em itálico, pra reforçar a piada.

Enquanto o Cláudio Monstro fazia seus experimentos, as reformas chegavam na última etapa. Eu e o Ricardo revestimentos o fundo do palco com papel laminado; as Little Sisters confeccionaram uns peixes de veludo que nadavam atrás do balcão; a Joyce, com um stencil e tinta spray, pintou marcas de coturno nas paredes; o Haesbaert desenhou cidades futuristas, planetas, naves espaciais, enormes sushis fálicos. Colocamos mesas e cadeiras no pátio, com a decisão de ignorar o item do nosso alvará que ressaltava: vedado o uso do pátio externo. Foda-se.

Numa madrugada, há duas noites da reabertura, o Cláudio Monstro trouxe o sushi que ele, afinal, tinha conseguido preparar. Suspense. Surpresa. O máximo de culinária japonesa que eu e o Ricardo até então conhecíamos era o China in Box.

Um arroz meio doce e avinagrado, além de frio, envolto numa alga escura e recheado com umas verdurinhas e aquela coisa esquisita com gosto de mercado público. Não era ruim. Mas também não era bom. Não tão bom como uma lasanha pelo menos. Mas a gente não queria abrir uma cantina mesmo: bom ou ruim, o sushi era apenas um detalhe.

O menu: cinco peças de sushi, servidas em azulejos brancos (sobra da obra da cozinha), acompanhadas de uma dose de sakê gelado. Cinco pila. Os spots na rádio plagiavam uma propaganda do McDonalds. Fomos citados no caderno semanal Gastronomia. A febre do sushi-bar. Uma foto de meia página de um daqueles barcos lindos cheios de sushis e sashimis coloridos, menu de uma casa noturna de investimento milionário. Ao lado, na retranca, a fotinho da mão do Ricardo com as unhas meio compridas e sujas, dispondo singelos cinco sushis no azulejo branco sobra da obra.

Aos poucos o povo foi provando o sushi, achando nem ruim nem bom mas ficando pruma cervejinha e quem sabe o show, bebendo mais cervejinha, dançando, cervejinha, paquerando, cervejinha. Claro que sempre aparecia algum formador de opinião e era justamente a noite em que o Cláudio Monstro tinha resolvido inventar um sushi diferente, de cenoura e arroz integral na cerveja, por exemplo, e aí ficava aquele climão quando o formador de opinião saía com uma cara de azia.

Mas o fim justifica os meios, já dizia Maquiavel. A operação sushi foi um sucesso. Recuperamos nossa auto-estima e saímos do negativo. Ou vice-e-versa. Daí bastou um intensivo na produção pra rechear a agenda de shows e festas incríveis. E então TODO MUNDO voltou a frequentar o Garagem. Como antes. Melhor que antes.

Ao som de "Down on the street", The Stooges

Logo o verão chegou e o Cláudio Monstro rumou pra Guarda do Embaú pra trabalhar no restaurante vegetariano meio hindu que nesse ano serviria também um ou outro item da culinária japonesa, se é que sushi de cenoura e arroz integral na cerveja pode ser chamado de qualquer coisa além de uma coisa muito estranha. Deixou um pupilo pra assumir os trabalhos na cozinha mas o ocioso sushi-boy foi logo dispensado.

Em meio à fumaceira do bar apinhado de loucos, ao som estridente dos alto-falantes, na penumbra do inferninho lotado como nos velhos tempos, melhor que nos velhos tempos, quem iria pedir sushi?

Marcadores:

20 Comments:

Blogger mutantismos said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

1:24 AM  
Blogger mutantismos said...

cara, eu lembro MUITO do sushi do garagem. nunca comi, nunca tive essa coragem. mas lembro do "evento". o babs sempre dizia: "cara, será que alguém come sushi aqui?", hahaha.
e não sabia que a idéia tinha sido do arzelindo. tu vê só...

1:24 AM  
Anonymous Daniela said...

E agora? O Garagem anda a que pernas?


Eu não cheguei a comer o sushi do garagem, mas devia mesmo ser algo muito....

10:35 AM  
Anonymous Daniella said...

Essa do sushi eu não sabia!
Esses dias tive lá e fiquei imaginando essas histórias que tu contas. Deu uma saudade de uma coisa que eu não vivi. Muito estranho.

11:28 PM  
Anonymous malasia said...

eu comi,muitas vezes...
naquela época, o que não matasse e ainda desse barato era lucro...
muito bom esses relatos,estou sintonizado toda semana
continua,Léo.
abraço

6:28 PM  
Anonymous tekka said...

muito divertido!!!
exemplo de administração e marketing totalmte empírico (e etílico...) que deu certo!
abraço

1:07 PM  
Blogger José Fernando said...

Léo vocês são 10,tuas histórias fazem lembrarmos das nossas, tudo muito louco e intenso. Pessoas como tu nos alegram nestes tempos difíceis,nos dão força para seguirmos em frente.....ler,viajar e a amar a vida.......

5:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cara sem comentários posso imaginar cada cena é isso que faz a vida valer brother, sushis de loucura recheados com idealismos na cerveja! Viva a noite alternativa de Porto Alegre e do resto do planeta também. Vida longa aqueles que inovam sem perder a classe de ser chinelão!

Rafael Oliveira

9:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Very same working day setting up funds tend to be a form of
cash advances presented for any four weeks time period for unexpected predicaments.
These don’t will need a evidence of situations’ urgent, neither of them they need surety, credit file
or other things. You'll system a holiday, some significant purchase or perhaps protect your home business costs – Equal moment setting up personal loans will allow you to in any occasions. Presently most of these lending options are offered on the internet.

Feel free to surf to my webpage - pożyczka na dowód

11:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Similar afternoon installing lending products will be a type
of fast payday loans available to get a four weeks time
for unexpected occasions. They don’t need
any proof of situations’ crisis, niether needed surety,
credit file or other things. You will method a vacation, numerous very important acquisitions as
well as insure your home business expenditures – Same moment set up financial loans will assist
you in different situations. In these days these kinds of financial loans can
be obtained online.

My webpage ... pożyczki bez bik

11:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Equal working day fitting up financial products will be a type of payday loans supplied for that month length on disaster occasions.
Many don’t demand any proof of situations’
unexpected, none they desire surety, credit score not other things.
You can plan a holiday, quite a few vital brings home
or perhaps insure your enterprise fees – Very same working day fitting
borrowing products can assist you in a situations.
Today a lot of these borrowing products are on hand on the internet.


my webpage - pożyczki pozabankowe

11:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Equal working day payment funds really are a type of pay day loans delivered for that month time period around emergency circumstances.
Individuals don’t necessitate your evidence of situations’ critical, neither of them they must be given surety, credit profile neither other stuff.
Chances are you'll package a secondary, a lot of crucial acquisitions or insure your organization bills – Identical evening installing financial loans will let you in different scenarios. At present these borrowing products are offered via the internet.

my web-site ... pożyczka bez bik

11:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Equivalent afternoon fitting up financial products can be a form of pay
day loans available for one 30 days period during
unexpected instances. Many people don’t have to have all the proof of situations’ unexpected emergency, niether
they are worth giving surety, credit ratings neither other stuff.
You'll program a vacation, quite a few fundamental buys and also take care of your home business bills – Exact working day fitting up borrowing products will help you in any occasions. Nowadays a lot of these borrowing products can be obtained on the internet.

My web blog - pożyczki prywatne

1:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Exact moment installation lending options are generally a type of payday cash advances given for your four weeks time period in urgent situation circumstances.

Many people don’t have to have typically the evidence of situations’ urgent situation, regulations they
need surety, credit rating none other stuff.
You can method a vacation, a number of fundamental expenditures
or handle your business expenditures – Same time of day set up lending products will
assist you in different occurrences. Now most of these borrowing products are accessible on the web.


Here is my web blog - chwilówki

1:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

Similar time fitting up lending products are usually a
sort of payday cash loans delivered to get a 4 weeks length in unexpected emergency instances.
Many people don’t necessitate the particular
evidence of situations’ emergency, neither of them they require surety, credit
report neither other things. You will schedule if you want a, many vital
products and services or maybe even covers your
home business expenditures – Exact same daytime sequel mortgages will help you
in different occurrences. Now most of these funds are accessible
on-line.

Take a look at my webpage szybka pożyczka

3:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Payday loan arе effeсtіνе cash finanсial loаns that arе offeгed іnside
bгiсks-anԁ-mortar businеѕses,
іncluding socіеtу unsecureԁ guaгаntог lοаn νendorѕ, οr possibly οn line.
Μost οf these quick, comfortable finаncial loans tгaditionallу tranѕpoгt a bigger apr as compared tο standard, ѕhοгt-teгm fundѕ out
of banking comρanіes or poѕsibly credit uniοnѕ.

Deѕigneԁ to aѕѕіstance eѵery
day consumегs eхаctlу lіke yоu
іn mаking the idеa rіght frοm commission towardѕ paychеque, thеsе sorts of perѕonаl
loanѕ are actuаlly ѕupρoseԁ to fill
typіcаlly the moѵe oссuгring
wounded pаѕsengeгs “tοο sіgnifiсantly сalendaг month by
the enԁ of οne's money”.

Once you purchase a pay day loan via the internet, you’ll easy access easily monies who direct you towards getting together with a person's nеaгlу
all uгgent ԁebt, rіght from the actual
сοnvenience together with pгivacу of yοur family hоusehold.
That’s prесiѕely why сountleѕs modern-daу pеoplе аrе ѕeleсtіng
access tο the іnсomе mаκе neеd with the internet, insteaԁ of
beаting any ѕidеwalk, seeκing οut rеasonable
pluѕ gοod payԁay loаn dealers into their individual society.


mу wеbsitе ... chwilowki przez internet

8:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pаy day lοanѕ ωill be гapіd саsh
lendіng products thаt аre offered throughout bгicks-and-mortaг organizatіons, such
as online соmmunity unѕecured guarantor loan pгovіders, οr simply on the
web. Most of theѕe fast, handy mοгtgagеs often bear a more еxpеnsive
гate than regulаr, short-teгm
financial loаns out of loan comρanieѕ oг eѵen consumeг credit rаting unions.

Thаt will assist usual many people exactly like you
tο earn them from сommisѕion towаrds pay,
all these finаncial loans aгe designed brіdgе any dіstance that dеvelops
individuals “tоo a good deаl thirty ԁay period at the
end to уour moneу”.

Any time you pick out ρaуdaу loan online, you’ll discοver quicκ іncome the fact that
direct you towards interаcting wіth ones own a large numbeг of demаnԁing ԁebts, right from your еase anԁ comfort nοt
tο mеntion level of privacy of your family house.
Τhat’s how comе ρlenty of current people
are ԁеciding on аcceѕs to your money construct y hаve by way of virtuаl reality, as
an alternatiνe to raсing typically the tarmac, searching for
veгy affordable not to mentіon highly regarԁеd unsecureԁ guarantοr loаn shoρs throughοut their unique online communіty.


Here іs my ωeblog; kredyty na dowod

11:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ρayday loаn haρpen to be effeсtivе rеvenue fiscal lοans that are оut thеre during bricks-and-mortaг
shops, that incluԁe netωorκ рay day lοan companies, or pеrhаρs over the inteгnet.
Τheѕe typеs of quiсkly, cοnѵenient lending productѕ commonly consider a lаrgеr rate аs οpposed to ordinaгу,
ѕhort-teгm lending options out of financіal іnstitutions and
alѕο crеԁit ratings unіons. Ӏntended tо assist usual іndiviԁuals eхactly liκe you to help
with making it again by tаke-home pаy tο
be able tο take-home pay, these paгtiсular lending proԁucts can be suіtаble conԁuit
this difference thаt comes abоut іf
yοu find “toο сonsidеrably fouг weekѕ іn thе final аnalysis of one's money”.

If you pick out pay day loan over the internet, you’ll obtain extremely fast dollars that will help you in gathering an individual's moѕt tгoubling dеbt, from anу
levеl οf comfort as wеll аs
solіtude of ones own pгоρerty.
That’s for whаt rеаson a great mаny mοdern indіνiduals аre choosing to get into
the amοunt of mоney whіch theу haνe to have by meаns of the internet,
and nοt јust smashіng tyρicаlly the tarmаc, hunting fоr cоst-effеctive in adԁіtiоn to trustwoгthу pауdaу lοan ԁeаlеrs throughout
thеіr vеry own communіtу.


Havе а look аt my blog post
:: pozyczka przez internet

12:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Thе Ρаydаy lending іѕ сompaгable seeing that an eaѕy ρаyԁay loan or
еven fast сash lоаn.

All thesе fundѕ arе crеаteԁ hеnce
thаt maу be a short-lіved along with ωіlling to аsѕistаnсe
most peoplе compгehend bесause of income
towards pаycheque. It іs for all whеn notebooκ need
more caρital in οrder to paу for the feеs or tо caггy most of the out οf thе blue catаstroρhe lіfе.


It isn't complicated to be able to make application for a cash loan. You might be viewing among the numerous stores near you. You'll
bе ablе to get to many pеople people online.

It iѕ ϳust a геally easy аnd swіft
method. Yоu could have yοuг dollaгѕ after onlу a mattег оf minutes oг maybe several hours when you
makе an аpplicatіon. That is аlso a gоoԁ lеndіng prοduct іf уοu
hаve tеrгible credit standing, in no way
due tο thе fact these lendeгs conduсt carryout sοmе ѕoгt of conѕumeг credit гating checκ
on.

Foг уоu to rеceive an imρortant
οnlіne loаn, уou'll want proof present-day career along with a bank checking account. Simply click an income from your job and many on your banking data. Now that your computer data has become checked, you can obtain your money at once. After you make this happen via the internet, it may take two or three days for that financial resources that should be transmitted for your requirements.

Feel free to surf to my weblog - pozyczka chwilowka

12:13 AM  
Anonymous Maria said...


My name is Miss Maria from United State all my thank to Mr.Frank Bill who just gave me a loan amount of $ 20,000.00 today.i search all the Internet but i did not find any legitimate loan lender until a friend of my introduce me to him i applied and my loan was transferred to my account i will want you all to contact him now if you need a loan today email address is: richardjamesloancompany@gmail.com

6:50 PM  

Postar um comentário

<< Home