20.7.07

Homens notáveis II - James Murphy

(Crônica que eu tentei ler no Talk Radio de hoje)


O sujeito que mais entende o que se passa no mundo atualmente não é filósofo, economista, muito menos político. Ele não foi convidado pra palestrar no Fronteiras do Pensamento. O lugar de onde ele observa astutamente o que acontece ao redor não é a academia. Ele está nas ruas. Nas ruas de Nova York, nos club de Berlim, nos I-Pods dos garotos de Tóquio, Barcelona, Londres, São Paulo. Porto Alegre? Por que não?

Ele nasceu em New Jersey mas mora, desde os anos 1980, em Nova York. Tem 37 nanos, é do tipo meigo (meigordinho) e está sempre com a barba por fazer. É casado com uma ex-modelo, tem uma cadela chamada Petunia, é músico, produtor, DJ, dono do selo DFA Records e o líder de um dos grupos mais festejados do momento: o LCD Soundsystem.

O LCD Soundsystem (entenda-se: James Murphy) faz a melhor fusão de rock e eletrônica que já existiu. Uma música altamente dançante que traz em seu DNA elementos que a colocam no numa linhagem que começa em Sun Ra e passa por Velvet Underground, New Order e Daft Punk. Além de músico e produtor antenado (a DFA lançou o primeiro álbum do Rapture e tem em seu cast o Hot Chip, nome de peso da dance music), Murphy é um letrista inspirado. O primeiro hit do LCD Soundsystem "Losing my edge" é uma crônica do mundo contemporâneo mais afiada que as teorias de muitos estudiosos. A tecnologia, a internet, o acúmulo de informações, as novas gerações atropelando por trás, a fusão entre o rock e a eletrônica, as dúvidas diante de tantas possibilidades que a realidade (virtual ou não) oferece. "Losing my edge" é um discurso vertiginoso declamado num jeitão algo entre Lou Reed e Gill Scott-Heron com nariz entupido. É, sobretudo, um groove venenoso de contrabaixo distorcido, bateria e efeitos eletrônicos. Música pra dançar e pensar.

"Losing my edge" foi lançada em 2002 e três anos depois veio o primeiro disco, LCD Soundsystem, uma sequência de hits matadores que deixam ainda mais claras as referências de Murphy (como na balada beatle, "Never as tired as when I'm waking up" ou na faixa que fecha o disco "Great release", uma homenagem a Brian Eno). O álbum foi lançado acompanhado de um cd bônus com os primeiros singles do grupo, incluindo "Losing my edge".

Sound of Silver saiu no início de 2007 e com ele Murphy marcou mais pontos. "North american scum", o primeiro single, junta David Bowie e Kraftwerk numa canção pop obsessiva que fala da América e de seus habitantes, aqueles mesmos que elegeram Bush Junior. "Não culpem os canadenses", berra Murphy ao final da música. "All my friends", o segundo single, já ganhou covers de Franz Ferdinand e John Cale.

James Murphy anda aborrecido com sua amada New York City, dominada por mauricinhos descolados. Ele tem tocado nos mais importantes festivais dos Estados Unidos, da Europa e do Japão e atualmente está em turnê mundial de seu segundo disco (hoje, 20 de julho, ele se apresenta no Festival Vieilles Charrues, na França). Já se apresentou no Brasil no Skol Beats, em 2005. No final do ano passado, participou de um projeto da Nike e da Apple, criando a faixa "45:33", trilha sonora pra ser ouvida em I-Pods especiais durante exercícios físicos. Um dos últimos lançamentos da DFA é um single com as versões pra "All my friends" e um cover do LCD para "No love lost", do Joy Division.

"You don't know what you really want", repete 15 vezes James Murphy no verso final de "Losing my edge". Filosofia em forma de música pop. James Murphy sabe o que está acontecendo. Ele percebe as transformações pelas quais nossas vidas estão passando, transformações causadas pelo uso e pelo abuso da tecnologia. James Murphy traduz essas questões em música. Mesmo que você não entenda uma palavra do que o homem diz em seu inglês novaiorquino fanho, apenas se deixe levar pelo ritmo. Periga aprender.

Marcadores: ,

1 Comments:

Blogger mutantix said...

james murphy (LCD sound system) é o que há na música atual. muito além do resto que anda por aí. a fuder o texto.

11:08 AM  

Postar um comentário

<< Home